Você está em:
home > especialidades >
dermatologia clinica > cicatriz
 

CICATRIZ





O que é uma cicatriz?

Uma cicatriz resulta da reparação da pele causada por acidentes, doenças ou cirurgia. Ela é uma parte natural do processo de reparação. Quanto maior o dano da pele, maior a chance de uma cicatriz ficar evidente. Tipicamente uma cicatriz pode parecer inicialmente vermelha e espessa, e então gradualmente desaparecer. Muitas feridas cicatrizam ativamente em cerca de 3 meses, mas podem demorar mais tempo. O modo que a cicatriz se forma é afetado por idade, tendência genética e localização do corpo. Peles mais jovens fazem reparos rápidos e tendem a cicatrizar formando cicatrizes grandes, espessas e endurecidas. A pele sobre a mandíbula é mais forte que a pele da bochecha e tende a fazer uma cicatriz mais aparente. Uma cicatriz que cruza naturalmente as linhas de expressão ou cruza uma ruga pode se tornar muito mais aparente devido a não seguir um modelo natural da pele. Uma ou várias combinações desses fatores, podem resultar em uma cicatriz que embora saudável, pode necessitar de tratamento. Algumas cicatrizes melhoram espontaneamente entre 6 a 18 meses.


O que pode e o que não pode ser feito para cicatrizes?

Muitas técnicas podem minimizar uma cicatriz. A maioria delas podem ser feitas rotineiramente no consultório do dermatologista. Apenas cicatrizes severas como queimadura sobre uma grande parte do corpo, podem necessitar anestesia geral ou internação hospitalar para serem reparadas. A revisão cirúrgica de uma cicatriz pode melhorar o aspecto da mesma, modificando seu tamanho, espessura ou cor. Entretanto nenhuma cicatriz pode desaparecer por completo ou ser completamente apagada e não existe nenhuma técnica que fará a pele retornar ao seu aspecto normal de aparência sem dano. A revisão cirúrgica da cicatriz, resulta em proporcionar um aspecto menos aparente. Devido a cada cicatriz ser diferente da outra, deve-se ter uma abordagem individualizada para cada caso. O passo mais importante no tratamento da cicatriz é uma conversa cuidadosa entre o paciente e o dermatologista, esclarecendo quais as expectativas do paciente em relação a cicatriz e decidindo sobre o melhor tratamento.



Possiveis Tratamentos para Cicatriz

Revisão cirúrgica da cicatriz

Baseada na habilidade da pele de se adaptar com o tempo, a revisão cirúrgica de uma cicatriz é um método de remoção da cicatriz e reparação para proporcionar um modelo mais discreto. A remoção cirúrgica da cicatriz é adequada em cicatrizes largas ou longas, aquelas em lugares proeminentes ou cicatrizes que tiveram cicatrização de uma maneira particular. Cicatrizes largas podem frequentemente ser retiradas e refeitas, resultando em uma cicatrização mais fina ou cicatrizes longas se tornarem cicatrizes mais curtas.

A técnica de excisão em linhas quebradas é melhor que a excisão em linhas retas formando uma cicatriz quebrada que é muito mais difícil de reconhecer. Este método também pode ser usado para remover cicatrizes em lugares menos favoráveis, tais como a linha do cabelo ou junções naturais como onde o nariz encontra a bochecha. Melhores resultados são obtidos quando a cicatriz é removida e pontes são construídas juntas sem tensão ou movimentação da pele.

Dermoabrasão:

Útil para tratar cicatrizes de acne, varicela, algumas cicatrizes cirúrgicas ou irregularidades da superfície da pele. Um equipamento elétrico é usado pelo  dermatologista, removendo camadas superficiais da pele e dando um contorno mais  homogêneo a superfície da pele, favorecendo a melhora das cicatrizes. Muitas vezes não se pode retirar a cicatriz completamente. Pacientes podem geralmente retomar o trabalho em uma semana. No caso de cicatrizes menores, muitas vezes apenas a dermoabrasão pode ser necessário. Muitas sessões podem ser necessárias em defeitos mais profundos ou extensos, como nas cicatrizes de acnes profundas.

Resurfacing a laser:

Outro método para melhorar as cicatrizes de acne, cirurgia e ou varicela e a revisão cirúrgica de cicatriz com laser. Uma luz de alta energia é usada para remover o tecido indesejado e a pele danificada. Pacientes podem usualmente retomar o trabalho e atividades regulares em uma semana, mas a pele pode permanecer avermelhada por muitas semanas a meses, particularmente após o resurfacing da pele com o laser de dióxido de carbono. Muitos lasers diferentes podem ser utilizados dependendo da pele que requer a melhora. Um dye laser pulsado, por exemplo, usa luz amarela para remover cicatrizes avermelhadas e para aplanar cicatrizes elevadas (quelóides e cicatrizes hipertróficas). Esse laser pode também melhorar a sensação de prurido e queimação da cicatriz. Cicatrizes por acne ou outros tipos de cicatrizes (atrófico) podem ser melhoradas com resurfacing cutâneo com laser. Cicatrizes hipertróficas (aumentadas e grossas) ou quelóides tipicamente necessitam duas ou mais sessões de dye laser pulsado, a cada 2 meses. Atualmente o laser fracionado têm proporcionado resultados excelentes com cicatrização mais rápida e menos desconforto local.

Preenchedores de tecido (colágeno, ácido hialurônico e injeção de gordura)

Várias substâncias injetáveis são indicadas para cicatrizes deprimidas. A quantidade de material injetado vai variar com o tamanho e firmeza da cicatriz. Colágeno humano ou bovino pode ser usado, a melhora é imediata mais não permanente, sendo este de curta duração. A aplicação de colágeno deve ser frequentemente repetida. Injeções de ácido hialurônico duram um pouco mais. Já a gordura do próprio paciente pode ser usada como preenchedor profundo em cicatrizes deprimidas. O dermatologista irá discutir o preenchedor disponível e qual o melhor para a cicatriz. Pesquisas são contínuas para desenvolver um preenchedor de longo tempo para cicatrizes.

Enxertos e excisões com punch

Pequenos fragmentos de pele saudável são colocados no local de onde foi retirada uma cicatriz. Um pequeno cortador circular é usado para se retirar o fragmento da pele e remover a cicatriz. Essa área é então preenchida com fragmento de pele saudável de uma área sem cicatriz. Usualmente retirada de trás da orelha, os fragmentos de pele são colocados e de 5 a 7 dias o curativo é retirado. Excisão com punch envolve o uso de fios para fechar os orifícios. Os fios são removidos 5 a 7 dias depois. Cada uma dessas lesões tratadas cicatriza de sua própria maneira e cria o aspecto de superfície mais lisa, com cicatrizes menos visíveis do que as cicatrizes deprimidas anteriores. Cicatrizes de acne deprimidas ou ponteadas ficam melhores se tratadas com enxerto de punch ou excisões.

Peelings químicos:

Esse procedimento pede o uso de um produto químico para remover a camada superficial da pele com objetivo de suavizar as cicatrizes deprimidas e dar a pele um aspecto mais homogêneo. Isso é útil para aplainar as cicatrizes mais superficiais. O produto químico é aplicado na pele, com aplicador de gaze, começando na testa descendo para bochechas e queixo. Diferentes químicos podem ser usados para diferentes profundidades de peelings. Peelings leves, superficial não requerem tempo de cicatrização, enquanto peelings profundos podem requerer pelo menos duas semanas para cicatrizarem. A quantidade de cicatriz e alteração de cor determina o tipo de peeling necessário.

Métodos compressivos

Bandagens de compressão e massagens podem aplainar algumas cicatrizes elevadas ou espessas. Géis, cremes e bandagens contendo silicone, tem sido úteis para reduzir o espessamento e dor, devem ser usados regularmente e os resultados são variáveis. Géis e silicone podem ser usados em casa parar remodelar cicatriz elevada, algumas vezes sendo necessário a adição de corticóides na cicatriz.

Criocirurgia

Envolve o congelamento das camadas superficiais da pele para remover o excesso de tecido da cicatriz.

Injeções de corticosteróides

São efetivas para amaciar cicatrizes muito endurecidas (quelóides) causando um achatamento dessas lesões. O tratamento é o mais comum para cicatrizes hipertróficas e quelóides.

Interferon

Químico que é injetado na cicatriz e pode ajudar a melhorar a espessura e aparência cosmética da cicatriz.

Cosméticos

Aplicados corretamente podem ser úteis para maquiar a cicatriz. Médicos encorajam pacientes a usar maquiagem após tratamentos da cicatriz, ela disfarça o aspecto enquanto a cicatriz melhora espontaneamente.




 

 

:: CADASTRE-SE

Nome
E-mail
OK


Tratamento de Cicatriz em São Paulo

Contato:
R. Barata Ribeiro, 490 5º andar
01308-000 - Sao Paulo - SP
Tel: 55 11 3255-7599
dermatologianomina@uol.com.br

mapa de localização


Twitter