Toxina Botulínica

Informações, aplicações e tratamentos com Botox

Ainda que utilizadas em diversas áreas da medicina, a toxina botulínica ou botox é hoje sinônimo de tratamento cosmético, de beleza e bem-estar.

Os pacientes que buscam tratamentos para o rejuvenescimento, buscam melhorar a aparência, observando a segurança do tratamento, sua praticidade e capacidade de manter a naturalidade da expressão facial.

A praticidade e eficácia desse procedimento que pode ser realizado em consultório médico com nenhum ou pequeno período de recuperação, faz do tratamento com toxina botulínica um dos procedimentos mais realizados na atualidade.

Saiba um pouco mais sobre essa opção de tratamento que é considerada um dos mais revolucionários métodos de rejuvenescimento facial.

Quando nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Como consequência destas frequentes contrações, com o passar do tempo, a atividade destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os “pés de galinha”, os vincos entre sobrancelhas.

Como aplicar o Botox?

O botox é aplicada diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

A expressão facial ficará mais relaxada, mas de forma alguma ficará parecida com uma máscara. O resultado, em geral, pode ser bem natural.

Efeitos da Aplicação do Botox

Os efeitos terapêuticos iniciais tornam-se visíveis entre 48 a 72 horas após o tratamento, sendo a duração média do efeito terapêutico de aproximadamente quatro a seis meses.

Como todo procedimento médico, sua indicação deve ser correta e, quando necessário, associada a outras técnicas que se dispõem dentro desse arsenal contra o envelhecimento cutâneo.

No caso de rugas mais profundas, o procedimento não é capaz de remover completamente uma ruga na primeira aplicação, mas sim de atenuá-la garantindo melhores resultados com as aplicações subsequentes.

Saiba que:

Não existem cremes que apresentem toxina botulínica em sua formulação.

Os cremes atuam superficialmente sobre a pele, enquanto que a toxina botulínica atua diretamente no músculo onde é injetada.

Nenhum creme é capaz de proporcionar efeito comparável ao tratamento com a toxina botulínica.

O que é uma Toxina Botulínica tipo A

A toxina botulínica tipo A é um medicamento que relaxa a musculatura onde é aplicada, proporcionando diminuição de marcas e rugas de expressão.

Como a Toxina Botulínica tipo A é produzida

A toxina botulínica é obtida a partir de um microorganismo com modernas técnicas laboratoriais. Na medicina, utilizam pequenas doses no tratamento de várias doenças, como estrabismo, dores de cabeça e contraturas musculares.

Como a Toxina Botulínica influencia o rejuvenescimento facial?

O uso da toxina botulínica revolucionou o tratamento para rejuvenescimento facial. Este procedimento tornou-se dispensável as grandes cirurgias faciais e os longos períodos de recuperação pós-operatória, para quem deseja minimizar as marcas do tempo. Tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade pelos seus resultados rápidos, eficientes e seguros. A toxina botulínica promove o relaxamento dos músculos que causam rugas na face, com isso a expressão fica naturalmente mais suave, diminuindo linhas e vincos.

Onde é feita a aplicação de Botox?

A aplicação de botox é feita no consultório médico, com paciente sentado ou semi-sentado. Todo material para aplicação do produto é descartável (seringas, luvas e gazes). O tratamento é praticamente indolor, podendo-se aplicar um creme anestésico local para aumentar o conforto do paciente. Geralmente o procedimento dura em torno de 30 minutos.

É necessário ficar de repouso?

Não. O paciente pode retornar ao trabalho após o procedimento devendo apenas evitar esforços físicos (ginástica, musculação, natação e outros) por um período de 24 horas. Recomenda-se não deitar ou abaixar a cabeça nas quatro horas pós-tratamento.

Como são os resultados da aplicação do Botox?

Resultados da aplicação do Botox se iniciam cerca de dois a três dias após a aplicação, pode-se observar aparecimento mais tardio em cinco a sete dias. Para manter os resultados, sugere-se nova aplicação a cada quatro a seis meses. Com técnica correta de aplicação por médicos treinados, o tratamento não causa nenhuma mudança radical com sua aparência, nem deixará sem expressão, deixando uma aparência rejuvenescida.

O resultado do tratamento com Botox é permanente?

Não. O tratamento é reversível. Para manter os resultados, sugere-se nova aplicação a cada quatro a seis meses, dependendo da resposta individual de cada paciente.

A aplicação de toxina botulínica tem efeitos colaterais?

O uso de injeções em qualquer indivíduo pode causar desconforto transitório, inchaço e hematomas que podem ser disfarçados com maquiagem. Contra-indicações e complicações temporárias podem existir, mas os riscos são reduzidos se forem respeitadas as recomendações preconizadas.

Pode-se fazer aplicação da toxina botulínica junto com outros procedimentos estéticos?

Sim. Dependendo do paciente os resultados são melhorados pela associação com outros procedimentos como peelings químicos, técnicas de preenchimento, remoção de bolsas de gordura, laser e outros.

A partir de que idade pode-se usar o Botox para tratar rugas?

Pode ser usado em qualquer idade desde que sejam consideradas a expectativa de cada pessoa e a indicação do procedimento pelo médico.

Pode–se aplicar durante a gravidez e amamentação?

Não deve ser usado na gestação ou amamentação.

Quem pode aplicar Botox?

Somente médicos treinados na técnica de aplicação podem realizar o procedimento Os especialistas mais aptos que possuem treinamento são o dermatologista e o cirurgião plástico. Procure sempre discutir as expectativas com o médico. Lembre-se que esteticistas, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais não médicos não estão aptos a realizar o procedimento.

Acredita ter problemas com Botox – Toxina Botulínica clique agende uma consulta agora!