As olheiras são resultados de dois fatores que agem conjuntamente. A ação do depósito na pele de melanina (pigmento que dá cor à pele) somada à microcirculação local causando o escurecimento da região. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, o conjunto de vasinhos acaba se evidenciando. As olheiras são mais frequentes em pessoas de pele morena que fabrica maior quantidade de melanina.

Tratamento de Olheiras

Dependendo do tipo da olheira, pode ser tratada e quase que totalmente eliminada. Noites bem dormidas e vida regrada são essenciais para uma boa circulação local. O uso de óculos corretivos também podem ajudar. Muito tempo na frente da tela do computador pode piorar as olheiras.

Cremes para melhorar a circulação local e diminuir o depósito de pigmento podem resolver o problema, mas muitas vezes não são suficientes. Associados a esses cremes, existem substâncias calmantes e nutritivas que melhoram o aspecto da pele local.

Uma ótima opção terapêutica é a utilização da luz intensa pulsada, um sistema que utiliza luz pulsada de alta energia. A vantagem é que a luz intensa pulsada não remove o tecido e nem prejudica a pele da região, agindo somente sobre o pigmento, com rápida recuperação. Outra vantagem é que sua ação estimula a derme a formar um novo colágeno, aumentando o tônus da pele e fazendo com que fique mais bonita e jovem.

Para amenizar a coloração das olheiras também podem ser realizadas sessões de Erbium Yag, laser que promove evaporação da célula e remove o excesso de pigmento. O Erbium Yag também estimula um novo colágeno.

Atualmente a grande vedete do tratamento da região das pálpebras é o laser fracionado que ficou famoso e conhecido como o “Madonna lift” utilizado pela cantora americana. Como o próprio nome diz, este sistema a laser fraciona o seu feixe de luz em minúsculos feixes promovendo o rejuvenescimento da pálpebra e melhora importante da flacidez, tônus e bolsas, alem do escurecimento.

Peelings também podem ser empregados nestas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local, estimulando a formação de uma nova pele saudável.
Preenchedores a base de ácido hialurônico também pode diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras.

Mas entre tantos tratamentos é necessária a avaliação do dermatologista para entender os mecanismos da olheira para programar o tratamento adequado.

Dica para clarear Olheiras

Em casa, para atenuar as marcas, um jeito eficaz é fazer compressas geladas de camomila. Use as flores secas da camomila, faça um chá forte e coloque na geladeira. Quando estiver gelado, aplique sobre a área e deixe agir por 20 minutos. Sempre funciona! Saiba, porém, que a estratégia é apenas uma medida paliativa, não soluciona o problema. O corretivo, usado na maquiagem, também pode ser usado para disfarçar as olheiras.

Acredita ter problemas com Olheiras clique agende uma consulta agora!