O que é o Peeling de Cristal?

O Peeling de Cristal é uma técnica de Microdermoabrasão que procura rejuvenescer a pele. Ela envolve a esfoliação progressiva da superfície cutânea, realizada por microcristais. Estes microcristais removem as células mortas e estimulam a produção de colágelo e elastina, tornando a pele mais fina e macia.

A técnica é indicada para pessoas que buscam tratar cravos, manchas, rugas e estrias avermelhadas. Também é muito indicada para homens que sofrem com foliculite causada pela lâmina de barbear.

 

Peeling de Cristal

Como o Peeling de Cristal é realizado?

Após a avaliação da paciente, é determinado o número de sessões necessárias, que pode variar de 3 a 10, além do intervalo entre elas. A recomendação é de sempre iniciar com um peeling superficial e aumentar, progressivamente, a sua profundidade. Isso é definido de acordo com a pressão na pele exercida pelo médico.

O peeling de cristal é realizado com o auxílio de um aparelho com sistema a vácuo que promove a pulverização de cristais de óxido de alumínio sobre a área a ser tratada. A reação abrasiva destrói a barreira externa da cútis, aumentando a penetração e potencializando a ação das medicações tópicas (tanto aquelas utilizadas pelo paciente em casa, quanto as aplicadas pelo dermatologista durante o próprio procedimento).

A pele a ser tratada é limpa e as áreas próximas que não serão tratadas são protegidas. Após a cobertura, o profissional desliza a superfície da ponteira (extremidade de contato do aparelho, por onde passam os cristais) pela área a ser esfoliada. A técnica é praticamente indolor, não é invasiva e não necessita de nenhum tipo de anestesia.

Quem pode realizar Peeling de Cristal?

Um profissional dermatologista é essencial para determinar a situação do paciente em questão. Para isso, é necessária uma consulta inicial para planejar quantas sessões serão necessárias e avaliar se esse é o melhor procedimento para o caso.

Médicos são os profissionais que realizam o tratamento de forma adequada, conhecendo todas as necessidades fisiológicas de cada paciente. Porém, o peeling de cristal pode ser feito de forma superficial por um Esteticista.

O peeling de cristal é indicado para homens com foliculite

Indicações para Peeling de Cristal:

  • Tratamento de cicatrizes de acne;
  • Fotoenvelhecimento;
  • Manchas, estrias e rugas finas;
  • Em alguns casos, pode-se associar a outros tratamentos, como laser, luz intensa pulsada, radiofrequência, terapia fotodinâmica.

Cuidados após realizar Peeling de Cristal:

Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada e, em alguns casos, inchada.

Nas primeiras 24 horas a pele pode ficar com um aspecto mais escurecido do que o normal e começar a descamar. Eventualmente, são formadas  crostas que não devem ser retiradas para evitar manchas e cicatrizes.

Após o procedimento, usar hidratantes, filtro solar e evitar exposição solar direta durante o período recomendado pelo médico é essencial para evitar a formação de manchas indesejadas. Evitar fumar no dia do procedimento e não utilizar anti-inflamatórios para retirar a vermelhidão também é ideal.

 

Acredita ter problemas com Peeling de Cristal clique agende uma consulta agora!