Resposta do Dermatologista:

O que é a Terapia Fotodinâmica?

A terapia fotodinâmica (FTD) agora tem nova utilidade: na Dermatologia. Trata-se de uma terapêutica que induz a citotoxicidade das células proliferativas por meio de uma fonte de luz que leva à destruição de tecidos pré-cancerosos da pele e cânceres mais superficiais. Por ser uma técnica não invasiva, no tratamento de doenças cutâneas oferece inúmeras vantagens, uma delas a habilidade de focalizar o tratamento na área específica.

A aplicação do agente fotossensibilizante se acumula no tecido alvo, seguido pela exposição à luz visível, resultando no estímulo da substância fotossensibilizadora. Assim que o agente fotossensibilizante é irradiado e ativado pela luz apropriada, ocorre a produção de oxigênio reativado, que afeta estruturas subcelulares, promovendo a destruição do alvo.

Tratamento do Câncer de Pele

É efetivo no tratamento localizado de lesões pré-cancerosas da pele e alguns cânceres de pele não-melanoma. Além disto, já existem estudos demonstrando indicações para tratamento de doenças não cancerosas como acne, fotoenvelhecimento, verrugas viraismicoses das unhas e outras.

Dermatologista

Dr. Marco Antônio de Oliveira

Atualmente é Médico assistente do Departamento de Oncologia Cutânea do Hospital A.C. Camargo, Fundação Antônio Prudente. Tem experiência na área de Dermatologia, com ênfase nos seguintes temas: Dermatologia Clínica, Dermatologia Cirúrgica, Oncologia Cutânea, Terapia Fotodinâmica, Cosmiatria Dermatológica.
Compartilhe: