O que é?

A massagem sueca é um estilo de massagem originado na China, que conta com fins terapêuticos. Ela conta com a manipulação sistemática de tecidos moles do corpo, promovendo o relaxamento e estimulando a renovação da pele. O uso das mãos é essencial, pois a palpação deve ser usada avaliação e tratamento. Ela pode contar com movimentos firmes, mas suaves e que, também, podem ser mais intensos.

A massagem deve ser aplicada em um local quieto, aquecido e livre de estímulos que possam distrair o paciente e o especialista, o que garante um maior conforto a todos. O som rítmico, em volume baixo, ajuda no relaxamento.

massagem-sueca

Método utilizado:

As manobras da massagem baseiam-se em movimentos de deslizamento, amassamento, rolamento, tapotamento, fricção e alongamento. Embora seja costume identificá-la como suave e superficial, as técnicas variam de leve a vigorosa, e sua pressão pode variar e em alguns casos profunda ou muito profunda, de acordo com o objetivo de cada paciente. Todas as manobras seguem um sentido específico (geralmente em direção ao coração, facilitando o retorno do sistema venoso).

Efeitos da Massagem Sueca:

Os efeitos da massagem sueca no corpo podem ser entendidos quando componentes fisiológicos e psicológicos são levados em conta. A pele é o maior órgão do corpo e, para que os tratamentos dermatológicos (estéticos ou não) sejam eficientes, é necessário cuidar da saúde mental e espiritual. O relaxamento por massagem, por exemplo, é uma excelente maneira de aliviar o estresse e a ansiedade.

O principal benefício fisiológico da massagem sueca, no entanto, é a eliminação do ácido lático de fibras musculares. Isso é muito útil para atletas ou pessoas com dores musculares decorrentes da tensão, que promove lesões e fadiga muscular. Mesmo que tenha sido criada com o propósito de relaxamento, a aplicação de pressão nos músculos e os movimentos realizados afetam o sentido do fluxo sanguíneo, também aumentando o fluxo de oxigênio no sangue.

 

Indicações de Massagem Sueca:

A Massagem Sueca pode ser feita de uma a duas vezes por semana e tem duração média de 1 hora. Ela é indicada em casos como, por exemplo:

  • Melhorar circulação em musculatura;
  • Diminuir tensões musculares;
  • Mobilizar os tecidos que estão aderidos de forma anormal às estruturas vizinhas (fibrose);
  • Aliviar a dor muscular e a tensão;
  • Relaxamento específico e geral;
  • Melhorar o bem-estar psicológico;
massagem-sueca

Contra-indicações:

Qualquer alteração musculoesquelética ou cutânea deve ser avaliada anteriormente por um médico especialista que indicará o melhor tipo de tratamento para cada caso.

Técnicas de Massagem Sueca:

  • Effleurage: deslizamento com as palmas das mãos e dedos.
  • Amassamento: movimentos amassar com as mãos, polegares e os dedos.
  • Fricção: pressões circulares com as palmas das mãos, polegares e / ou os dedos
  • Vibração: movimento oscilatório que sacudir ou vibrar o corpo.
  • Percussão: batidas ritmadas principalmente com as mãos.
  • Movimentos: flexão e alongamento.

 

Acredita ter problemas com Massagem Sueca clique agende uma consulta agora!