Especialidades

Dermatologia Cosmética

Ácido Hialurônico - Preenchimento

Com o avanço da idade, o ácido hialurônico, da pele diminui, comprometendo a hidratação e a elasticidade da pele e contribuindo para o surgimento das rugas.

O que é ácido Hialurônico?

O preenchimento com acido Hialurônico - é uma técnica médica onde injeta-se uma substância presente no organismo de todos os animais e encontra-se em todos os órgãos do corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele contém 56% do total. No nosso organismo, essa substância também é responsável pelo volume da pele (derme), forma dos olhos e lubrificação das articulações. O ácido hialurônico em forma de gel cristalino atua juntamente com o ácido hialurônico do corpo criando volumes, integrando-se naturalmente ao tecido e permitindo a passagem de elementos nutritivos importantes como oxigênio e hormônios. Como as células também podem passar através dos fragmentos do gel, a pele mantém-se saudável durante a permanência do ácido hialurônico.

O que é um preenchimento?

O Preenchimento é a injeção na profundidade da pele de um implante natural injetável, biodegradável para controle de rugas e aumento de tecido mole para resultados semi-permanentes. É composto de ácido hialurônico de origem não animal.

Como o Ácido Hialurônico age?

O Ácido Hialurônico age substituindo a perda do depósito natural da pele, aonde este vai diminuindo a sua concentração com o passar da idade.

É necessário realizar algum teste antes de realizar a aplicação?

Não, pois o ácido hialurônico é de origem não animal, sendo assim, com rara possibilidade de alergenicidade.

Reações adversas em relação ao uso do Ácido Hialurônico injetável

Pode ocorrer o aparecimento de vermelhidão, inchaço, rigidez da pele e formação de granuloma que deverão desaparecer no período de quatro a seis dias após a aplicação. Para melhores resultados, aconselha-se o uso de compressas frias (gelo) antes, durante e após as aplicações.

Em qual caso o Ácido Hialurônico é contra-indicado?

Pode ser contra-indicado em pacientes com sensibilidade ao ácido hialurônico, doenças auto-imunes, suscetibilidade a formação de quelóide e diabete melito. Deve ser evitado em mulheres grávidas ou em caso de amamentação. Atualmente existem várias densidades de ácido hialurônico que podem promover apenas a hidratação local, assim como o aumento de volume em proporções variáveis.

Quando pedir para receber o tratamento de preenchimento?

Logo que perceber que as rugas, dobras ou depressões faciais no rosto estão visíveis, assim que começar a pensar em intensificar a beleza natural. Essa é a hora de procurar um profissional e falar sobre ácido hialurônico.

Que profissional procurar?

Para segurança, os vários tipos de ácido hialurônico são desenvolvidos para serem utilizados por profissionais aprovados que seguem um protocolo específico. O profissional ideal é o médico dermatologista e cirurgião plástico.

Como é a sessão de tratamento com Ácido Hialurônico?

Durante a sessão, que dura aproximadamente 30 minutos o profissional injeta ácido hialurônico em diferentes profundidades da sua pele, especificamente nas áreas a serem tratadas, nada mais.

O tratamento de Preenchimento é doloroso?

Os produtos de ácido hialurônico foram desenvolvidos para que sejam o mais indolor possível. Além disso, o profissional perguntará sobre a sensibilidade à dor. Desta forma, pode propor o uso de um anestésico local.Alguns produtos atualmente já possuem anestésico na sua formulação.

Quando vou ver os resultados? Eles são permanentes?

O resultado é imediatamente visível na área tratada. Aumento do volume e intensificação do contorno dos lábios, atenuação das rugas, preenchimento das dobras ou depressão profunda. Os resultados duram por um longo tempo (entre 09 a 24 meses) dependendo do indivíduo e produto utilizado.

Qual deve ser a frequência de sessões de Preenchimento?

Depende da necessidade e propósito do tratamento. É importante conversar com seu médico para uma sugestão de resultados esperados.

Quais os efeitos colaterais do Ácido Hialurônico?

Os produtos são feitos de ácido hialurônico, uma substância que existe naturalmente humana. Desde seu lançamento, reação alérgica ou efeitos colaterais se mostram ser muito raros. No final da sessão, habitualmente você pode voltar imediatamente para a vida social e profissional, sem precisar sofrer um isolamento social prolongado. Em caso de dúvida procure sempre um médico dermatologista.